Translate

terça-feira, 29 de julho de 2014

Inovação: mola propulsora da economia.


Olá pessoal. 

Hoje nosso papo é sobre Inovação. Ela é muito importante para qualquer empresa e é considerada, ultimamente, um grande diferencial. A Inovação também gera impacto na economia de um país, pois ela movimenta os setores econômicos e a competitividade. 

Mas o que é Inovação? Será que é o mesmo que Invenção? Não, elas estão relacionadas, mas são diferentes. Vamos lá entender um pouco mais... A Invenção é algo novo, algo criado, muitas vezes de forma criativa e até mirabolante... rsrs... Você se lembra do Professor Pardal? Na minha infância eu sempre assistia os desenhos da Wall Disney, e este personagem me fascinava porque ele pegava qualquer coisa e transformava em algo diferente. Tudo bem que muitas vezes os inventos eram pouco utilizáveis... rsrs... E por vezes ainda davam errado... 
Acontece que estes inventos criados pelo Professor Pardal não eram utéis para as pessoas, para a comunidade, ou seja, os inventos não eram criados para ajudar a sociedade e por isso não eram incorporados ao dia a dia das pessoas. Os inventos, portanto, não impactam a sociedade, não trazem mudanças. Uma Inovação é uma Invenção com utilidade na sociedade e aceita por ela e incorporada na vida das pessoas. 

Joseph Schumpeter, economista e professor, descreveu o processo de Inovação como sendo primordial para a economia de um país. Em sua teoria economica, quando uma empresa inova ela rompe com o status quo do setor, ela desestabiliza aquele setor, porque os concorrentes logo vão querer inovar também. A cada nova inovação no setor provoca uma mudança no mesmo e isto cria uma mola propulsora de melhorias, levando ao setor  todo mudanças.

A Inovação pode ser Radical, quando se tem algo extremamente novo, com uma tecnologia nova, algo nunca visto ou utilizado, como por exemplo o surgimento dos telefones celulares, os primeiros computadores, etc. E a Inovação pode ser Incremental, quando se aprimora algo já existente, quando se faz uma melhoria, ou agrega se funções, valores, como por exemplo a função máquina fotográfica,os gps colocados nos celulares. 

Um termo utilizado por Schumpeter que descreve o efeito das Inovações na economia é conhecido por Destruição Criativa ou Destruição Criadora, que ocorre quando novos produtos entram no mercado e destroem empresas velhas e antigos modelos de negócios. Por isso a Inovação se torna importante para cada setor , economia e país. Ela pode impulsionar a economia e as empresas. 

Veja a explicação do Professor da POLI -USP João Amato Neto sobre o processo de Destruição Criativa, neste vídeo:


Em um próximo post vou abordar as formas mais comuns que as empresas utilizam para Inovar e quais as principais dificuldades que elas encontram neste processo. 

Uma boa semana a todos!

Valéria



Nenhum comentário:

Postar um comentário