Translate

terça-feira, 26 de agosto de 2014

A inovação nas pequenas e médias empresas.

Olá pessoal!

No meu último post falei sobre Inovação, a diferença existente entre invenção e sobre o professor Schumpeter, que descreveu o Efeito da Destruição Criativa (se você não leu este texto, veja o post anterior no blog). Hoje irei tratar sobre como as pequenas e médias empresas fazem para inovar e as principais dificuldades que elas encontram quando o fazem. Vamos lá?

De acordo com o professor Antoninho Caron, da FAE Business School, as pequenas e médias empresas permeiam todos os setores produtivos em todas as regiões do país, portanto elas têm uma grande importancia da economia e desenvolvimento da nação. 



Em sua tese de doutorado, ele estudou algumas empresas paranaenses e constatou como essas empresas inovavam. Vamos conferir os resultados:

  • Inovam desenvolvendo produtos novos e introduzindo no mercado.
  • Adequando seus produtos as necessidades do mercado. 
Pronto, já falei! Mas é só isso? Você deve estar se perguntando... e eu respondo... Sim! É assim que inovamos! E por que? Deve ser sua pergunta agora... Porque... as empresas sentem dificuldade em inovar! Por que?

O professor Caron também ouviu as críticas dos empresários sobre dificuldades em inovar. Vamos ver elas: 

  • Falta de recursos para investir em inovação;
  • Falta de acesso a financiamentos para a inovação;
  • Falta de informação sobre entidades que apoiem a inovação;
  • Falta de pessoal capacitado;
  • Falta de máquinas e equipamentos;
  • Falta de informações sobre as mudanças tecnologicas;
  • Falta de confiança em parcerias e alianças para inovar.
Ufa! Cansei até de escrever.. Falta... ou seja, na visão do empresário de pequena e médias empresas é dificil inovar porque falta muita coisa!!! E eles se sentem desamparados pelo governo e entidades de apoio à Inovação. 


A pesquisa do professor também mostrou que os empresários têm consciência da importância de inovar e boa parte deles busca informações nos fornecedores, distribuidores e clientes. 

Eles se sentem solitários na busca de novas formas de recriar seu negócio!!! Nas palavras do professor Caron: " O empresário julga-se um conquistador solitário que inova a partir de sua compreensão do ambiente economico, de sua astucia, ousadia e competencia. "

O consultor Waldez Ludwig dá uma dica para quem pensa em inovar só quando as coisas não andam bem... Vejam este vídeo:



E sua empresa? Está inovando ou não? Vamos falar mais sobre este tema e ver como podemos sair da situação de não inovativa para inovativa!!! Mas por hoje é só pessoal!!!

Boa semana a todos!!! 



Nenhum comentário:

Postar um comentário