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quinta-feira, 17 de julho de 2014

Desperdícios na produção? Como identifica los.



Olá pessoal. 

Se você trabalha na área de produção já deve ter passado um bocado de raiva quando tem uma encomenda para entregar ou um lote que para finalizar e o funcionário está parado ou "enrolando" na linha de produção. E aí, você tenta acelerar o ritmo e muitas vezes a produção não anda...  E a culpa é de quem? Do funcionário ruim? Pode ser! mas você já olhou mais a fundo para ver se a culpa não é de outro vilão das empresas? O Desperdício!!! Vamos conheço lo melhor para podermos elimina lo ou  ameniza lo.

Desperdício é tudo aquilo que você / empresa faz  e que não precisaria porque não agrega valor ao produto ou ao serviço. É tudo dispensável e não precisaria acontecer, mas que gera um custo para a empresa e muitas vezes é imperceptível. No exemplo acima: o funcionário que fica parado pode estar parado porque não tem demanda. Isso está até certo ponto ok! (Até certo ponto porque ele poderia estar desenvolvendo outra atividade como manutenção das máquinas). Mas suponha que ele está parado porque o pessoal do almoxarifado ainda não entregou o material para ser processado. Então ele aguarda enquanto o material não chega. Tempo parado = custos maiores para a empresa. 

Em um outro exemplo: poderíamos ter uma quebra de máquinas parando a produção ou uma máquina desregulada, que está gerando produtos com defeitos. Em ambas situações temos um custo gerado e não aproveitado pela empresa. 

Em outras palavras: a empresa tem desperdícios, que são ruins para ela. Ela não sabe como combate los e aí repassa para o cliente que paga por isso, pagando mais caro um produto ou serviço!

Quando fiz meu mestrado estudei mais a fundo os tipos de desperdícios mais comuns nas empresas. Estes desperdícios foram, primeiramente elencados na Toyota do Japão, em meados dos anos 50. Taichi Ohno, um executivo da Toyota, listou e classificou estes desperdícios. Este da foto abaixo: 




Vamos a eles: 

Superprodução: é quando se produz além do necessário (demanda) ou quando se produz muito antes do necessário. Vou explicar melhor... Quando ocorreu a Segunda Guerra Mundial, o Japão ficou destruído. Com a falta de muitas coisas no país, se criou a mentalidade de que só devia fazer o necessário, comer o necessário, vestir o necessário e assim por diante. Neste caso, as empresas só deveriam produzir o que a demanda pedisse, senão ia ficar estocado, e estoque parado é dinheiro parado , logo estoque é outro desperdício. 

Máquinas com defeito ou desajustadas: elas geram produtos defeituosos, que não podem ser vendidos para os clientes, porque manchariam a imagem da empresa.

Operações desnecessárias: muitas conferencias duplicadas, processos burocratizados fazem o ritmo de produção mais demorado. Se demora mais para produzir, os custos de produção aumentam e isso leva ao menor lucro. 

Esperas desnecessárias: ficar parado que nem um poste não ajuda a empresa em nada. Se um funcionário pára de fazer seu trabalho, a empresa perde. Pode até não ser culpa dele, mas a empresa continua perdendo sua eficiência e isso reflete nos custos.

Transportes de materiais ou movimentações humanas desnecessárias: são aquelas movimentações que poderiam ser evitadas ou diminuídas. Toda vez que um funcionário sai do seu posto de trabalho e vai buscar uma ferramenta ou matéria prima, ele pára de produzir, diminuindo o ritmo produtivo e, consequentemente, aumentando os custos para a empresa. 

Portanto sempre que uma empresa tem desperdícios isso reflete nos seus custos, que fazem com que ela ou aumente seus preços para o consumidor final ou diminua seus lucros. E ambos os casos a empresa sai perdendo. 

Tenha claro que  estes desperdícios são apenas um ponta do icerberg. É claro que se eliminarmos vão aparecer outros problemas, mas isso será tema de outro post... 

Espero que você possa analisar todos os desperdícios que podem sair da sua empresa que você não sentirá falta nenhuma!!! 

Um lindo fim de semana a todos!

Valéria



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