Translate

sexta-feira, 11 de julho de 2014

O poder da crise



Olá pessoal. 


Você já passou por alguma crise na sua vida? Crise financeira, de relacionamento, de identidade, de saúde física ou psicológica ou outra qualquer? E você ainda lembra dela? E dos resultados que ela trouxe? Quando passamos por uma crise, seja ela qual for, saímos dela transformados, amadurecidos, escaldados, mais fortes e melhores! Então vamos analisar momentos de crises e como levar uma boa experiencia deles. 

Então vamos começar a pensar na crise. A palavra crise, no dicionário português, significa conjuntura ou momento difícil, perigoso ou decisivo. E bastou ter uma crise para a gente se sentir derrotado. Esses dias atrás mesmo vi uma crise se desenrolar diante dos meus olhos: A seleção brasileira perdendo "de lavada" para a seleção alemã! E essa crise veio em poucos minutos e já foi suficiente para nós brasileiros entrarmos em crise com a Copa do Mundo. Não que não seja ruim o momento da seleção brasileira, não dê raiva na gente e surjam n- teorias para explicar o inexplicável, como disse o Felipão. É claro que queremos explicações e teorias que nos mostrem o por quê disso tudo. Mas cá para nós... você já teve momentos muitos piores em sua vida não teve? Então isso não foi nada, perto do que você passou... 

E tem um detalhe que preciso te alertar: provavelmente terão outras... e outras ... Porque a vida como um mar de ondas traz sempre uma mudança e com ela alguma crise antes do novo se estabelecer. E então se virão novas ondas porque não aprender a passar por elas? 

Se sabemos que elas vão chegar e que quando chegar eu vou ter que lidar com elas, eu preciso lançar mão de estratégias que me façam sentir menos a "onda" (crise). Eu preciso desenvolver em mim artifícios que me façam mudar o meu foco e conseguir sair disso o mais rápido possível. Você tem que ter ferramentas para melhorar seu pensamento para organizar melhor suas ações porque a cabeça boa é que resolve os problemas! 

Neste último feriado (09/07- só no Estado de São Paulo) participei de um curso introdutório sobre PNL - Programação Neuro Linguística e gostei muito. É claro que não sai de lá expert no assunto mas posso te afirmar que conheci mais uma ferramenta que posso utilizar no meu profissional, pessoal, na saúde e no mental. Conheci, por exemplo, mais uma maneira de lidar com problemas de geração de conflitos entre funcionários! 

Pesquisando um pouco mais sobre o assunto encontrei um vídeo que vou compartilhar com vocês. O vídeo traz um dos autores mais respeitado pelo mundo PNL - Anthony Robbins e ele fala de crise e como supera-la. Veja abaixo: 


No Japão a palavra Crise tem dois significados: situação difícil e oportunidade. Veja a crise e a oportunidade são dois lados da mesma moeda! Então basta que você olhe a outra face!

Há uma lenda indígena que diz que o feiticeiro estava ensinando uma criança que cada um de nós tem um lobo e um cordeiro dentro de si. E que somente um triunfará. O garoto pergunta, então, ao feiticeiro: 
Mas quem vencerá?
E a resposta foi: Aquele que você alimentar!

Se você vê a crise, ela se instalará e pronto. Se você enxergar a oportunidade, ela também se cumprirá. 

E então qual você escolhe? 

Fique um um abraço meu e tenha um lindo fim de semana! E eu fico aqui na certeza que você já sabe fazer boas escolhas!

Valéria

Nenhum comentário:

Postar um comentário