Translate

segunda-feira, 5 de maio de 2014

Você deve ser um Talento!




Ola pessoal.

O tema de hoje é o Desenvolvimento Profissional e a importância de manter um bom profissional na sua empresa! E já começo te perguntando: Você é um Talento? Ou você está lento, vagaroso com relação as mudanças empresariais? 


Vamos analisar este assunto por partes... Primeiro que o cenário empresarial mudou muitos nos últimos anos. As empresas têm se adaptado a essas mudanças para sobreviverem, e você? tem se adaptado também? Digo isso, porque a gente não deve esperar somente da parte da empresa as mudanças que precisamos fazer. Como profissional, você tem uma carreira para gerenciar. 

E é claro que as empresas querem reter o Bom Profissional. E para isso as estratégias mais utilizadas pelas empresas são: 

  • Plano de carreira: é quando a empresa oferece uma perspectiva de crescimento profissional, levando o profissional a ter ascensão horizontal ou vertical no organograma.
  • Prêmios: oferecer para os funcionários que se destacam um bônus em dinheiro ou agrados como viagens e jantares.
  • Benefícios: são geralmente oferecidos a todos os funcionários e interpretados, muitas vezes, complemento do salário como: plano de saúde, odontológico e aposentadoria privada.
  • Banco de horas: são os períodos de compensação do tempo trabalhado. Pode se com isso dar um dia de folga para o funcionário, por exemplo.  
  • Bem estar: são programas organizados pela empresa para incentivar o espirito de colaboração. Pode ser feitas caminhadas, corridas, pratica de esportes radicais, campanhas de prevenção de doenças, dia de combate a hipertensão ou diabetes, são exemplos desta prática.
Portanto as empresas querem reter os profissionais! Os bons profissionais!!! Mas e você? É um bom profissional? Veja se você se encaixa nestas situações:

  • Você não gosta do que faz e trabalha só pensando quanto tempo falta para acabar o expediente?
  • Você não vê sentido no que faz e acha que não contribui para o sucesso da empresa, ou seja, seu trabalho parece irrelevante? 
  • Você está trabalhando nesta empresa só porque não apareceu algo melhor e por isso não se esforça?
  • Você não se esforça porque ganha pouco ou porque não se sente valorizado?
  • Você quer mais saber do que está se passando no facebook, instagram ou twiter do que cuidar da sua própria vida?
Colega se você respondeu sim, para qualquer uma dessas perguntinhas... não preciso dizer que Você Não é um Bom Profissional! E não tem conversa! 
Vou justificar: se você não gosta do que faz não faz bem feito! E tem um detalhe: tem gente que fala assim: Você tem que fazer o que gosta! Mentira! Tem que gostar do que faz! O que é diferente. Você tem que aprender a gostar do que faz e depois começa a desenvolver seus dons, seus talentos! Mas se eu não me encaixar naquilo que faço? então busque outra coisa para fazer, mas não faça de qualquer jeito, faça com seus dons! 
Se você acha que não contribui para a empresa, saiba que todo trabalho é digno e tem seu valor, até a moça do café, se faz aquilo com vontade, com talento, o café fica mais gostoso! Contribui para o animo dos funcionários! 
Se você acha que seu lugar não é naquela empresa fazendo aquilo, ok! Então busque algo que faz se sentir bem, feliz! Mas se esforce de todo jeito!
Se você acha que a empresa paga pouco, veja se tem alguma oferecendo algo melhor. Se tiver saia dessa. Se não tiver, se esforce mais que todos, porque se alguém vai ser valorizado, não será que faz igual a todos. Vai ser aquele diferente!
Se você está mais interessado na vida do outro é porque a sua é uma porcaria! Então arrume a sua vida e deixe o outro arrumar a vida dele! Cuide de você e se transforme na pessoa que você admira, tenha esses valores, coisas e seja o que você admira no outro! 

Bem, de um modo geral, acho que o Bom Profissional tenta sempre cuidar de si, das suas metas e objetivos, busca sempre alcança-los. E a empresa não é louca de perder sua joía preciosa, que Você se torna! Todos vão querer você no time, na equipe deles! Quem não quer jogar com o Neymar ou Cristiano Ronaldo?

Mas tem que ter Talento! E para isso você tem que primeiro achar os seus, descobri-los e depois investir neles! Pode até parece bobo seu Talento, mas ele tem uma função no mundo! Tenha certeza disso! 

Uma boa semana a todos! 

Valéria

Nenhum comentário:

Postar um comentário