Translate

sexta-feira, 16 de maio de 2014

Objetivos, Metas e Desafios - Estabeleça os seus!

Olá pessoal.

Meu post hoje é sobre Objetivos, Metas e Desafios. Que eles são importantes acredito que todos saibam, mas será que aplicamos eles de modo a nos motivar constantemente? E qual a diferença entre eles? Será que tem alguma? Bom para começar o assunto vamos definir cada um...

Segundo o professor Djalma Rebouças Oliveira, em seu livro Planejamento Estratégico, os objetivos, metas e desafios são conceitos diferentes porém interligados. 

Objetivos são resultados finais que queremos alcançar. Quando traçamos um objetivo temos em mente que ele está no tempo futuro, pode ser a curto, médio ou longo prazo. 

Metas são resultados intermediários, que se alcançados deixam mais próximo o alcance do objetivo. Elas também estão relacionadas com o futuro e nos mostram se estamos no caminho certo. Servem de controle do processo. 
Então se minha empresa quer aumentar suas vendas em 10% em um período de 6 meses, poderíamos colocar metas de aumento de 5% em vendas a cada 3 meses. 

E os desafios? Estes também são objetivos finais a serem alcançados, porém têm um elemento a mais: o esforço extra. Muitas empresas usam os desafios como forma de motivação do seu pessoal. Então coloca um resultado a ser alcançado por uma equipe e já se sabe que poderá ser difícil de conseguir, a menos que todos se esforcem e se envolvam para atingir aquele resultado. 

É claro que os desafios são estimulantes a medida que você enxerga a possibilidade de atingi los. Se o patamar é muito difícil ou até mesmo impossível de ser alcançado pode se fazer as pessoas desistirem antes mesmo de começarem o processo. Uma coisa é eu dizer que vou completar a Corrida de São Silvestre (objetivo) e outra é eu dizer que vou ganhar a corrida (desafio impossível).

Muitas empresas estipulam os desafios para seus funcionários já esperando níveis menores de resultados. Isso pode ser uma estratégia para que forcem a busca sempre de maiores patamares. Mas neste caso se aceita e premia os bons resultados. 

Gosto muito de um filme de fala sobre o uso da matemática e estatística em um time de baseball. Moneyball ( O homem que mudou o jogo) ilustra a problemática de um clube que precisa vencer o campeonato trabalhando sem grandes jogadores  e utiliza a ciência matemática para auxiliar na tomada de decisão. Um ponto importante que o filme salienta é que todo time que quer vencer um torneio precisa vencer cada partida (meta) para ir acumulando pontos e chegar ao resultado esperado (objetivo). As vezes isso é tão difícil que passa a ser um resultado quase impossível de ser alcançado (desafio). Se você não viu o filme, eu recomendo e aqui coloco o  link do trailer para te estimular a ve lo. https://www.youtube.com/watch?v=BumI-Yh0P1M


Mas é preciso fazer uma ressalva nisso tudo que expliquei. Quando se estabelece uma meta, objetivo ou desafio é preciso levar em consideração o ambiente interno e externo da empresa e ver aquelas estratégias que podem ajudar ou prejudicar o alcance dos resultados. Caso isso não seja levado em conta corre se o risco de não conseguir atingi los. E sobre o ambiente interno e externo falarei em outro post brevemente...

Esses conceitos servem para nossa vida particular também. Você pode estabelecer objetivos, metas e desafios ao longo do ano e imaginar o que você quer alcançar,  colocando prazos para ir verificar se está conseguindo. Faça na sua empresa e na sua vida. 

Use sua imaginação para pensar onde quer estar e depois trabalhe para isso. Garanto que quem quer chegar em algum lugar evita de ficar parado e melhora ao longo do tempo. 

Esses dias alcancei um objetivo e me senti muito bem! É uma sensação muito gratificante! Agora já tenho outro! E você? Já tem também? Estabeleça seus objetivos, desafios e metas! 

Deixo uma frase de reflexão: "Na vida, como no futebol, você não vai longe a menos que saiba onde as traves estão". ( Arnold Glasgow )


Bom fim de semana a todos!

Valéria

2 comentários: