Translate

segunda-feira, 12 de maio de 2014

Vantagens Competitivas


Olá pessoal.

O tema de hoje é bem simples e gosto muito de falar: Vantagens Competitivas. Elas podem deixar sua empresa em uma posição de destaque em relação aos concorrentes. E qual empresa não quer se destacar? Vamos, então, entender o que são essas Vantagens...

As Vantagens Competitivas são estratégias adotadas pelas empresas para buscar um objetivo específico, que pode ser de 5 tipos: custo, qualidade, velocidade, flexibilidade e confiabilidade. No livro de Michael E. Porter, Vantagem Competitiva, o autor comentar essas estratégias. Este é um bom livro para quem quiser se aprofundar no assunto. Agora vamos comentar cada uma delas com exemplos práticos para ficar fácil de entender.

  • Vantagem Competitiva em Custo: quando uma empresa decide ter essa vantagem ela deve buscar incessantemente os menores custos: de produção, de compra de matéria prima, de gastos, etc... Essa diminuição de custos tem que ser em toda a empresa e com o envolvimento de toda a organização. Todos os custos devem diminuir! Com isso os custos da empresa são menores e os lucros aumentam, aí a empresa pode decidir se ela quer vender mais barato e manter o lucro ou se ela quer vender no mesmo preço e aumentar seu lucro. Veja bem: vantagem em custo não é vantagem em preço! 
  • Vantagem Competitiva em Qualidade: para ter essa vantagem a empresa precisa priorizar a qualidade de serviços e produtos, ou seja, a empresa tem que atender bem, o produto não pode ter defeito, a empresa deve estar limpa, os processos produtivos não devem ter retrabalhos. A qualidade tem que ser em tudo que a empresa faz, até no copo que serve o cafezinho!
  • Vantagem Competitiva em Velocidade: nesta vantagem, a empresa tem que ser rápida. A empresa tem que construir uma estrutura que prioriza a velocidade. Em tempos de internet, globalização, transações comerciais entre países, a velocidade se tornou algo fundamental. A velocidade pode deixar sua empresa afrente dos concorrentes. Por exemplo: você compra algo pela internet e o site que oferece um prazo mais rápido de atendimento ou um tempo menor de entrega, vai se tornar seu preferido, isso principalmente se o produto for o mesmo!
  • Vantagem Competitiva em Flexibilidade: a empresa que optar por essa vantagem precisa criar um mix de produtos, assim poderá atender a públicos variados. Ela pode criar kit de customização, como acontece com os carros que com os acessórios conseguem agradar uma gama maior de consumidores.Também é considerado flexibilidade se a empresa consegue ter uma produção variável ao longo de um período, geralmente marcado por demanda oscilante.
  • Vantagem Competitiva em Confiabilidade: essa vantagem é muito importante e as vezes mal entendida. A confiabilidade nada mais é do que você cumprir o que prometeu. A empresa precisa ganhar a confiança do cliente sendo confiavél e não enganando ele. É tão ruim quando uma empresa ou um funcionário da empresa diz que tal serviço ficará pronto em tal data e você chega lá e não está! Quer ver outra situação que dá nos nervos: você marcar aquela bendita consulta com o dentista/ médico/ terapeuta/ etc... e não é atendido no horário! Isso é não ter confiabilidade! Você e a empresa/ clinica acordaram o horário e quem não cumpriu? Quem não cumpri o que foi acordado não é confiavél. O profissional pode ser bom, ter conhecimento, ser formado na melhor faculdade do mundo, isso é qualidade, mas não é confiabilidade! Cumpra o que prometeu e será confiavél! Simples assim!
É claro que algumas vantagens são mais fáceis do que outras de implementar e algumas podem ser somadas também. Pode se fazer uma junção de qualidade e flexibilidade ou rapidez e custo... Isso é escolha da empresa. Cada uma verá o que vale a pena investir. 

Essas estratégias, quando bem utilizadas, podem deixar na mente do consumidor a lembrança da vantagem praticada, o que chamamos de Posicionamento. A estratégia escolhida posiciona a nossa empresa em um lugar de escolha do nosso cliente, ou seja, cria no consumidor a idéia de que determinada empresa é agil (rapidez), ou é boa (qualidade) ,ou tem de tudo (flexivél) ou é honesta / confiavel (confiabilidade) ou é barata (custo repassado através do preço). 

Bom.. agora é só escolher quais servirão melhor para sua empresa! E também pode se utilizar um pouco de cada uma! É bom, mas quando existe o foco em uma ou duas, ai a empresa é reconhecida por ela! Agora escolha as estratégias e mãos a obra!

Boa semana a todos! 
Valéria

Nenhum comentário:

Postar um comentário