Translate

quarta-feira, 30 de abril de 2014

A problemática das Pequenas Empresas





Ola pessoal.

Hoje o tema é sobre as Pequenas Empresas. Sim! Elas são pequenas no tamanho, mais grande em números. No Brasil, segundo o Sebrae, existem 6,3 milhões de empresas e as Micro e Pequenas Empresas representam 99% deste total. Isso mostra o quanto elas são importantes para a economia local, regional, estadual e federal. 


As Pequenas Empresas são empresas únicas! Assim como nós seres humanos, as pequenas empresas têm características tão especificas que os estudiosos do assunto chamam isso de Especificidades! São as caraterísticas que uma empresa têm que a deixa ímpar, ou seja, nenhuma outra empresa consegue ser igual a ela. Como a gente! Ninguém é igual a você,  nem se você tiver um irmão ou irmã gêmea! Pode até parecer igual a primeira vista, mas lá no fundo, quando você conhece aquele individuo, sabe que ele é diferente do outro. E é exatamente assim que as Pequenas Empresas se comportam: diferentes entre si. Por isso que uma estratégia pode funcionar em uma empresa e não funcionar em outra que tem o mesmo tipo de cliente, os mesmos produtos, o mesmo campo de atuação, etc. É mais ou menos como o vestir uma roupa. A que dá certo em você pode não servir na colega. 

Mas o que faz uma empresa ser diferente da outra? O que faz criar as Especificidades (características que distinguem)? Muitos são os fatores que deixam uma empresa diferente da outra. Um exemplo é a cultura organizacional, que envolve as crenças e valores que a empresa acredita que ser bom para ela. Cada empresa cultiva dentro de si rituais, regras explicitas e implícitas, políticas, etc., tudo isso faz com que ela tenha um jeitão de trabalhar diferente de outra. Agora você entende porque não se deu bem no antigo trabalho, naquela empresa na qual você não se sentia bem? Grande parte das queixas das pessoas que se sentem desmotivadas no trabalho se dá por não se ajustarem ao modo de trabalhar daquela empresa.

Mas se todas as empresas são diferentes entre si, as Pequenas são mais diferentes ainda? Sim! Por que você deve estar se perguntando? Eu respondo: porque as pequenas empresas além de terem todas as características que citei acima, elas também acabam tendo características que são próprias da estrutura pequena como por exemplo falta de uma departamentalização clara, falta de pessoal e falta de recursos financeiros. Na falta de departamentalização clara estou me referindo ao pessoal trabalhar ora fazendo vendas, ora na produção, ora na entrega, e por ai vai. Isso acontece nas médias e grandes, mas nas pequenas isso ocorre diariamente! O tempo todo! A falta de pessoal também gera estas mudanças de funções  e o recurso financeiro eu nem preciso dizer né?! É claro que também existe falta de pessoal e de recursos financeiros suficientes nas empresas maiores, mas a pequena sente mais. 

A professora e pesquisadora Nilda Leone estuda as Pequenas Empresas e escreve sobre o assunto há tempos. Ela cita em seu artigo: As especificidades das pequenas e médias empresas, que essas características são agrupadas de três formas: organizacionais, decisionais e individuais. As organizacionais são as características que resultam da estrutura organizacional da pequena empresa, por exemplo: por ter poucos funcionários, o proprietário da empresa muitas vezes negocia diretamente com o cliente. As decisionais são relacionadas a maneira com que o proprietário toma suas decisões, na maior parte das vezes com base na sua intuição, na experiencia e julgamento. E as decisões são de curto prazo. E as individuais, para a pesquisadora podem ser consideradas as mesmas do proprietário, porque na pequena empresa as aspirações pessoais são as mesmas das pequenas empresas, existem uma fusão entre a pessoa física e jurídica.  O que deixa a empresa com a "cara" do dono!


O que sabemos é que durante muito tempo pensou se que as Pequenas Empresas eram Grandes Empresas Pequenas, que por isso poderiam utilizar os mesmos princípios da administração. Simplesmente porque se achava que as Pequenas Empresas eram comparáveis às Grandes. No entanto os estudos nesta área mostraram que as Pequenas Empresas têm uma condição particular que as distingue das empresas de maior porte, tornando necessário dar um enfoque diferente para sua gestão. Elas merecem uma teoria especifica que leva em consideração: o papel desempenhado pelo proprietário, o ambiente que ela está inserida, a natureza de suas atividades e da sua organização. 


Sei que o tema merece mais detalhamento e discussões. Mas quis tentar mostrar que nem sempre dá certo pegar uma roupa GG para vestir um manequim P. Mesmo que você faça os ajustes necessários, aquela roupa não foi feita para aquele corpinho! Os ajustes podem ficar ruins! Ou seja, aquilo que administrativamente falando serve para uma Grande Empresa pode não se ajustar a Pequena Empresa! Nem fazendo ajustes! 

Um bom feriado a todos! 

Valéria

Nenhum comentário:

Postar um comentário